top of page

Governo encaminha pior Plano da história


O Governo do Estado encaminhou no último dia 31/05 a mensagem de número 38/2022 que trata dos salários dos servidores do IDR-Paraná. Essa mensagem é, sem dúvida, o pior Plano de Carreira de toda história, principalmente, para a Pesquisa Agrícola. O SINDPAR por anos vem tentando alertar ao Governo e a sociedade paranaense sobre o prejuízo que irá causar ao serviço público e aos seus servidores .


Além de não recuperar as perdas que passam dos 35%, o Governo propõe retirar direitos. A proposta transforma os salários em subsídios, retira direitos e causará redução de remuneração a médio prazo.


"Bodes na sala"

Desde o início das conversas sobre o Plano foram colocadas, pelo Governo, inúmeras propostas que na verdade eram verdadeiros "bodes na sala" para desviar a atenção do verdadeiro objetivo que é o de causar prejuízo aos trabalhadores e consequentemente ao Serviço Público.


Todos se lembram que desde o ano passado o sindicato participou de inúmeras reuniões em que apresentou os pontos que deveriam ser mudados na proposta do Plano. Em outubro a Diretoria do IDR recebeu o Secretário Geral do Sindpar e concordou em fazer as alterações, porém protocolizou uma proposta totalmente diferente do que estava combinado ("Bode na sala"). Essa atitude deflagrou movimentos e manifestações.


Os mais prejudicados com esse atraso foram os Técnicos da Extensão, pois se o Plano tivesse sido consertado e aprovado em 2021 ou no início de 2022 já estariam a meses com o salário um pouquinho melhor.


Veja no link. Direção do IDR recebe representante e promete corrigir o Plano:


Veja no link. Direção do IDR descumpre acordo e força manifestações:


"Palavras ao vento"

Nesse período o Sindpar teve três encontros presenciais com o Governador Ratinho Jr, em duas ocasiões o Governador se comprometeu em receber o Sindpar na Casa Civil para corrigir os problemas da proposta.


Por outro lado, o Secretário de Agricultura Norberto Ortigara, também concordou em agendar essa conversa com o Sindpar na Casa Civil, mas a reunião não aconteceu.


Veja nos Links. Governador promete resolver:



Veja no Link. Secretário combina que iria se reunir com Sindpar na Casa Civil:



Por fim, a proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa sem os devidos ajustes.


Nas próximas matérias vamos elencar os principais pontos que irão prejudicar o conjunto dos servidores...

bottom of page