Reunião com o IDR
- SIND PAR
- 17 de jul.
- 2 min de leitura

O presidente do IDR PARANÁ IAPAR/EMATER, Natalino Avance de Souza, convocou o Sindpar (em 16/07/2025) para uma reunião em Curitiba. Esteve presente o Diretor Altair Sebastião Dorigo, os diretores do Sindpar Ricardo Moura, Vagner Lopes, Deoclecio Garbuglio e representantes do Senge-PR, Sindaspp e Sintag-PR.
Natalino fez um relato dos diversos encaminhamentos feitos pelo Estado em relação ao IDR, como por exemplo a aprovação da reforma Administrativa que trata dos Cargos de Chefia no instituto, entre outros assuntos.
Sobre o Plano de Carreira e a nova Tabela Salarial, Natalino garantiu que todos os esforços estão sendo feitos para a aprovação o quanto antes e que o Secretário Marcio Nunes tem garantido junto às secretárias do Estado o encaminhamento do assunto.
Altair Dorigo relatou o esforço que tem sido feito para que o protocolo chegue logo à Secretária de fazenda. “Tivemos que fazer alguns ajustes no texto do plano para que seja possível realizar o Concurso Público." Afirmou Dorigo!
Os sindicalistas demonstraram preocupação com o tempo e os prazos para que as propostas cheguem à Assembleia Legislativa. É preciso que sejam encaminhadas já no início do mês de agosto para implementação até setembro. Disse o Ivo Petry do Sindaspp!

Ricardo Moura disse que entende o fato da Secretaria de Administração ter orientado as mudanças no texto e que é importante para o Concurso, mas se preocupa pois o protocolo ainda está na SEAP. Dorigo disse acreditar que, ainda nesta semana, já será encaminhado para a SEFA.
O presidente do SINDPAR fez questão de esclarecer alguns pontos importantes sobre todo o processo.
“Quero pontuar duas coisas ao me dirigir a você Ivo (do Sindasp) e ao senhor presidente Natalino: Não faz sentido encaminhar duas propostas (CLT e Estatutários) aos Deputados em tempos diferentes tratando do mesmo assunto do IDR. Nada impede que sejam encaminhados os dois assuntos em uma única mensagem. É importante que se resolva rapidamente e de forma efetiva o trâmite dentro do Governo. Outra coisa é que fica difícil explicar ao Governador que se encaminhou uma proposta e não se resolveu o assunto". Argumentou Moura!
Por fim, o SINDPAR analisa que a reunião foi produtiva do ponto de vista da disponibilidade da Direção do Instituto em efetivar os encaminhamentos dos Planos de Carreira. Porém, é preocupante a demora para que chegue às últimas instâncias do Governo.
O Sindpar lembra que já estava marcada para o dia 20 de junho uma Mobilização Pública dos servidores e que foi adiada em reconhecimento ao empenho do Secretário Marcio Nunes e do Diretor Altair Dorigo.
O Sindpar irá convocar para a próxima semana uma Assembleia Geral para avaliar a conjuntura e tomar decisão sobre o assunto.
Não fique só. Fique sócio! Venha para o Sindpar. Aqui você tem Voz e Voto!
Parabéns pela luta dos sindicalistas e pela recepção da direção do IDR.