Governador promete resolver
- SIND PAR
- 5 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

O Governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Jr. recebeu a carta elaborada por servidores Ativos e Inativos do IDR-Paraná.
A carta traz em si a importância da Extensão Rural e da Pesquisa Agrícola desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR/EMATER e também as preocupações em relação a elaboração no Novo Plano de Carreiras do Instituto, que está em tramitação administrativa (protocolo: 18.132.637-9).
O Governador recebeu a carta em uma breve conversa que teve com o Presidente, Vice presidente e Secretario Geral do Sindpar Ricardo Moura, Denilson Fantin, Vagner Lopes e também o representante do Senge-PR Dr. Paulo Guilherme, o Pesquisador Dr. Ruy Casão Jr. e o Deputado Estadual Tiago Amaral.

Dep. Tiago Amaral dialoga com servidores sobre a carta.
Ratinho Jr. garantiu resolver os problemas dizendo que receberá os servidores para uma Audiência em Curitiba onde irá convocar a Equipe Técnica que faz parte da elaboração do Plano.
“Vou receber vocês em Curitiba para um café e convocar a equipe técnica que está tratando disso, vou orientar para que resolvam esses problemas. É conversando que resolvemos as coisas.” Disse o Governador!
Segundo algumas informações a proposta já está sendo modificada, mas até então não tivemos acesso às mudanças.
Segundo a direção do Instituto a injustiça ocorrida em 2012 com os Técnicos da Extensão Rural já está equacionada.
Além disso o sindicato aponta também outros pontos da proposta que prejudica o conjunto dos trabalhadores:
Enquadramento a menor: A proposta prevê enquadrar os servidores em referência inferior. Por exemplo: o servidor que hoje está em referência 10 irá regredir para referência 4. Além de não recuperar as perdas salariais será desconsiderando seus avanços de carreira de décadas de serviços prestados;
Paridade dos aposentados: A proposta ao invés de integrar o Instituto em um único plano de servidores cria um outro plano o que irá prejudicar muito os servidores Inativos, pois perderão a paridade com os Ativos. Ao invés de termos Plano único estaremos divididos em três (3) Planos;
Fim dos quinquênios e aquênios: Na proposta os futuros servidores não terão direito a Quinquênios e Anuênios. A redação também não deixa claro que os servidores atuais, principalmente os mais novos terão esse direito preservado;
Extinção do quadro operacional e permanência dos atuais nos antigos planos: A proposta é categórica na extinção dos cargos operacionais. Ou seja, esses cargos serão extintos! Pior ainda, os servidores que estão nesses cargos permanecerão nas leis atuais (a redação é dúbia).
Redução das carreiras: A proposta reduz o número de servidores nas carreiras, principalmente das carreiras técnicas.

Dep. Tercílio Turini garante apoio aos servidores.
O sindicato alerta que a proposta que teve seu andamento inicial em 24 de novembro de 2021, segundo informações, teve seu texto alterado, porém até o momento não sabemos quais foram as alterações.
Veja no link a integra da Carta entregue ao Governador:
Comments