top of page

Mobilização no IDR-PARANÁ

  • Foto do escritor: SIND PAR
    SIND PAR
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura




Os servidores do IDR-PARANÁ IAPAR/EMATER decidiram fazer mobilização publica pela aprovação do Plano de Isonomia salarial. Porém, a mobilização será marcada para daqui 20 dias, prazo suficiente para que o protocolo chegue à Secretaria de fazenda do Estado.

A assembleia que deliberou por mobilização da categoria aconteceu hoje (05/06/2025) onde o sindicato SINDPAR narrou os acontecimentos em relação ao protocolo 23.698.799-0 que trata da isonomia salarial.


Segundo o sindicato o plano teve um atraso de três meses por conta de ajustes que devem ser feitos no texto da proposta.


"Nós tínhamos um dos melhores planos de carreira do Estado e hoje temos o pior plano. Essa situação foi criada pelo próprio instituto pois em 2022, a contra gosto dos servidores, foi aprovada uma lei que além de não ajustar os salários ainda retirou direitos causando enormes prejuízos aos servidores". Afirma o SINDPAR!


Vejam os prejuízos dos servidores com o atual plano Lei 21108/2022:


Retirou os anuênio e o quinquênio dos servidores. Esse prejuízo se dá para aqueles que não atingiram o total de tempo de serviço e aos novos servidores. Ou seja, ao incorporar os valores em subsídio o trabalhador deixa de ter o direito a adicionais de até 50% no final de carreira.


Transformou salários em subsídios. Ao transformar salários em subsídios o trabalhador sofreu vários prejuízos. Um deles é que valores que não eram tributáveis passaram a ser. Em alguns casos os prejuízos passam de 3 mil reais por ano.


Recuo na carreira. Esse prejuízo se dá pelo atraso do servidor no desenvolvimento da carreira. Em alguns casos o recuo foi de até 3 referencias.


Subsídio complementar (abono). É bom esclarecer que esse tal abono não é a concessão de um benefício e sim uma forma que acharam de dar prejuízo ao servidor. Esse prejuízo se deu porque assim que o servidor recebeu um avanço na carreira o Instituto descontou o subsídio complementar chamado de abono. Quer dizer, o trabalhador recebeu com uma mão e foi tirado com outra.


O SINDPAR irá NOTIFICAR o IDR-PARANÁ, nas próximas horas, a respeito da decisão da assembleia.








 
 
 

Comments


bottom of page