top of page

CARTA AOS SERVIDORES DO IDR Por que não querem o Plano Único?

  • Foto do escritor: SIND PAR
    SIND PAR
  • 14 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura


Desde de a Fusão os Servidores estão lutando pela implantação do Plano Único de Carreira. No ano de 2019 quando o Governo noticiou a intenção de unir os Institutos, o sindicato apresentou uma proposta de união dos servidores em um Único Plano de Carreira.


Nos parecia, naquele momento, ser consenso tanto da Direção do Instituto quanto dos servidores de que o melhor caminho a percorrer seria a migração dos servidores da EMATER para o Plano do IAPAR. Embora o plano (Lei 18.005/2014) não seja totalmente perfeito todos concordam que é um plano enxuto, fácil de entender e sem nenhuma armadilha ou gancho que possa prejudicar o servidor a médio e longo prazo.


Foram diversas reuniões, troca de formalidades e protocolos internos que norteavam o entendimento de que em pouco tempo os servidores estariam em um Plano Único.


No entanto, no início do ano passado fomos convocados para uma reunião onde a Direção do Instituto apresentou a proposta de plano. Para surpresa de todos a proposta não era, como havia sido combinado, baseada no Plano do Iapar. Tratava-se de um documento confuso, de péssima redação e com inúmeras inconstitucionalidades.


Na época nos foi dito que “era assim que seria e se não fosse assim não seria de jeito nenhum!!!"


Tentamos por diversas vezes melhorar a redação da proposta. Fizemos muitas assembleias e no final do ano o Representante do Grupo de Trabalho esteve em Curitiba para tentar um acordo de redação. Nos foi prometido que os apontamentos do Grupo de Trabalho seriam acatados.


A grande decepção veio com a formalização de um outro texto no protocolo: Além de não resolver as inconstitucionalidades, a proposta protocolada exclui os Aposentados. Mais surpreendente ainda é que quando o protocolo voltou para o instituto a redação foi alterada, mais uma vez, para excluir também os auxiliares.


Diante disso o que verificamos são três coisas:

1- A Direção do IDR nunca quis apresentar uma proposta de plano que mantivesse a tranquilidade do Instituto e de seus Servidores;


2- Nunca foi vontade da Direção resolver a injustiça (que essas mesmas pessoas criaram) no plano da EMATER, principalmente com os Técnicos da Extensão. Obs.: Essa injustiça poderia ter sido resolvida, mesmo antes da Fusão;


3- É grave o menosprezo que alguns do novo instituto nutre contra os Servidores. É preciso frisar que os Elaboradores da proposta do plano não são servidores.


Pensamento:

"Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada arranja desculpas".


Acompanhe nos links a cronologia de tudo o que foi dito e tire sua conclusão:

Mesmo antes da Fusão o Sindpar já falava em Plano Único. Nesse link vemos o sindicato na casa Civil:


Em maço de 2020 o sindicato convocou um congresso para discutir Plano de carreira:


Reunião na SEAP sobre o Plano:

Acompanhe no Site do Sindicato as mais de 30 matérias sobre o assunto:



 
 
 

Comments


bottom of page