NOTA À IMPRENSA
- SIND PAR
- 29 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

A Direção do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR/EMATER pretende encaminhar proposta de redução de vencimentos e precarização dos serviços de Ciência & Tecnologia.
A proposta prevê o fim dos Anuênios e dos Quinquênios, transforma os Salários em Subsídios além de acabar com a Carreira de Técnicos e Pesquisadores.
É lamentável que em pleno período de Pandemia a Direção do Instituto tente se aproveitar da fragilidade da sociedade paranaense e proponha a precarização dos serviços públicos de Ciência & Tecnologia.
Os Técnicos da Extensão Rural desde o ano de 2012 sofrem por conta de um plano de carreira mal elaborado e prejudicial. Não bastasse isso, nesse momento, a direção propõe transformar a carreira técnica em multifuncional, o que afeta os Técnicos da Pesquisa, Extensão Rural e também os Pesquisadores.
O Sindpar tem tentado, a mais de um ano, negociar com a Diretoria do Instituto, mas até o momento eles se limitam a fazer apresentações de slides e ameaçar os servidores.“Nós não queremos colocar todos os servidores em cargos em extinção, mas se não aceitarem isso seremos obrigados”. “Nós temos servidores que entraram no Instituto em 2018, seria uma pena passarem o resto da vida em cargo em extinção.” Ameaçam!
Dizem que seguem orientações da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Estado. Os diretores do IDR argumentam que o mais importante nesse momento é a aplicação do Plano de Demissão Voluntária dos trabalhadores CLTs, que por força de Lei encontram-se em extinção.
Acredita-se que o Plano de Demissão Voluntária possa custar aos cofres públicos mais de 90 milhões de reais (R$ 90.000.000,00). Os servidores alegam não terem conhecimento da proposta de PDV, mas a desconfiança é que irá custar muitos milhões.
Não faz sentido o Governo investir milhões para demitir trabalhadores, mesmo que de forma voluntária, já que o IDR está com poucos trabalhadores, principalmente Extensionistas, Técnicos e Pesquisadores.
Na tentativa de abrir negociações com o Governo do Estado, os servidores irão se reunir em assembleia geral no dia 30 de julho em frente a Sede de Pesquisa do IDR-Paraná, na cidade de Londrina, a partir das 8:00 horas.
Comentarios