top of page

Negociação Plano Único



Ontem (11/01) tivemos audiência com Secretário de Estado da Agricultura Dr. Norberto Anacleto Ortigara e com Presidente do IDR-Paraná Natalino Avance de Souza. O Sindpar levou sugestões de 6 (seis) pontos da proposta de Plano de Carreira (protocolo nº 18.132.637-9) e que na visão do sindicato pode ser aperfeiçoada.


O Secretário Norberto afirmou, de forma categórica, que o Governo está trabalhando para que o Instituto permaneça de forma eficiente e com perspectiva de futuro. “Da forma como estava a tendência era acabar! Temos que contratar e continuar com o Instituto trabalhando. Estamos enfrentando diversos desafios no Estado: Seca com quebra de produção. Pandemia, Sanidade e as relações com o Governo federal”. Dissertou Ortiga, de forma eloquente!


O presidente Natalino, de formar muito atenciosa, apresentou os números e os apontamentos da Direção do Instituto. “Nós estamos cortando na própria carne para podermos contratar novos quadros para Pesquisa e a Extensão. Embora ainda não tenha sido homologado nenhum processo do PDV , é isso que irá nos dar condições de contratar. Nossa intenção sempre foi de dar as melhores condições para todos trabalharem”. Garantiu Natalino!


O presidente do Sindpar Ricardo Moura insistiu sobre a importância de se fazer investimento no quadro existente e que uma questão importante é manter o servidores em mesma referência e classe, para que não haja retrocesso na carreira.


Natalino garantiu que na proposta os Técnicos da Extensão Rural terão corrigidos a situação de injustiça a qual estão sofrendo desde de 2012. Olhando para Leandro Cividini, Representante Regional do Sindpar, o presidente Natalino afirmou: “Para os Técnicos da Extensão já está sendo resolvido aquela situação que perdura desde 2012”.


Ao final da reunião tanto o Secretário Norberto quanto o Presidente Natalino ficaram de apresentar uma simulação de impacto caso houvesse investimento para aperfeiçoamento da proposta do Plano de Carreira. “Não estamos garantindo nada, pois é decisão de Governo”. Afirmaram ao final!


Participaram também da Audiência o Secretário Geral do Sindpar Vagner Lopes, o Diretor Regional do Sindpar Leandro Cividini, o Diretor de Negócios do IDR-Paraná Altair Dorigo. Além do Secretário Norberto Ortigara, presidente Natalino Avance, Ricardo Moura presidente do Sindpar e observador Secretário Municipal de Agricultura de Borrazópolis Alessandro Canello.

bottom of page