top of page

IDR- Pesquisa 50 anos: O que comemorar?


A Pesquisa Agrícola do Estado do Paraná chega aos 50 anos de existência vivendo a maior crise de sua história. Os serviços realizados pelo IAPAR- Instituto Agronômico do Paraná ao longo desses 50 anos ajudou o estado a ser independente das tecnologia, antes importadas de outros estados.


Porém, o segmento estatal passa pela pior crise em toda sua existência: Falta de Servidores, Contingenciamento de Recursos, Perda de Direitos, Arrocho Salarial e Precarização dos Serviços inclusive com a Extinção de Carreiras. Nos últimos meses, até materiais de limpeza estavam em falta.


O atual Governo prometeu recuperar a Ciência & Tecnologia do Estado, porém o que estamos vendo é a falência do serviço público.


Homenagem póstuma

No dia 27 de junho a Assembleia Legislativa do Paraná, celebrou em plenário os 50 anos de Pesquisa Agrícola, e entregou um diploma de Menção Honrosa, "como forma de reconhecer a contribuição dada à qualidade e a produtividade no agronegócio paranaense e no Brasil, a partir da utilização de tecnologias inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores, técnicos e colaboradores..."


Isso acontece dias depois da mesma ALEP aprovar o pior Plano de Carreira de toda a história do Instituto. A homenagem embora merecida e de boa fé do Deputado Tercílio na visão de muitos servidores parece soar como um "tapinha nas costas" dado por um Governo que na verdade está matando o serviço público.


No próximo dia 30 de junho o próprio instituto está preparando uma comemoração na Sede de Pesquisa, mas os servidores não têm o que comemorar.


Se algum servidor não comissionado aparecer na comemoração deveria ao menos vestir-se de preto para que a homenagem seja menos hipócrita!



bottom of page