top of page

CARTA DE LONDRINA

  • Foto do escritor: SIND PAR
    SIND PAR
  • 10 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Reunidos no 1º Congresso Estadual do SINDPAR, os servidores públicos da área de agropecuária incluindo a pesquisa, a extensão rural, a agroecologia e demais serviços decidiram apresentar, através desta carta, suas considerações ao Estado, ao Governo e à Sociedade paranaense em especial aos agricultores e cidadãos que são os consumidores dos produtos agrícolas.

Com o advento da Lei 20121 de 31 de dezembro de 2019, que fundiu através de incorporação pelo IAPAR, as Empresas públicas EMATER, CPRA e CODAPAR foi criado o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-EMATER. O novo Instituto absorveu para si a responsabilidade de dar continuidade às missões das entidades agora extintas, sendo:

CODAPAR- promover soluções de engenharia rural, infraestrutura logística e segurança alimentar com qualidade e proteção ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas.

IAPAR- Prover soluções inovadoras para o meio rural e o agronegócio do Paraná.

EMATER-Promover o desenvolvimento Rural Sustentável, coordenando, articulando e executando Assistência Técnica e Extensão Rural em benefício da sociedade paranaense.

CPRA-Comunicar, promover e apoiar ações de capacitação, pesquisa, ensino e articulação entre pessoas e organizações, voltadas à produção agropecuária e ao consumo sustentáveis, baseados nos preceitos da agroecologia.

O Governo do Estado do Paraná levou a cabo a fusão através da mencionada Lei.

Entendemos ser direito do Administrador propor e promover mudanças, que achar necessárias, visando o bom desempenho do serviço público. Esperamos que tais mudanças possam trazer maior eficiência e efetividade aos serviços, que julgamos já serem muito bons, visto o legado de uma agropecuária pujante, competente e reconhecida mundialmente. Não só pela produtividade mas também pela qualidade e eficiência comprovada pelos números recordes de ano a ano.

No entanto para que os serviços possam continuar melhorando, sem nenhum sobre salto, é imperativo que o Governo do Estado do Paraná através do Excelentíssimo senhor Governador Carlos Massa ratinho Jr. e seus Secretários reconheçam a importância de unir os servidores em apenas um único Plano de Carreira, visto que o novo instituto apresenta uma grave contradição de possuir 6 (seis) Planos.

A assembleia desse Congresso do Sindpar aprovou, por unanimidade, que a entidade invista todos os seus esforços para convencer as autoridades de que apenas um Plano único de Carreiras será capaz de unir os servidores e ajudar o Estado em sua intenção de tornar o Instituto-IAPAR-EMATER na melhor e mais arrojada instituição agrícola do país. Para isso estaremos, desde já, conclamando toda a sociedade para que nos apoie na busca desse convencimento.

Nosso comprometimento é com o desempenho de melhores serviços em busca de atender a sociedade no que há de mais sagrado que é o alimento.

Buscaremos esses objetivos com total reverência às instituições e ao poder constituído, na melhor forma do respeito.

Nosso lema é: “não basta unir as máquinas, é preciso unir as pessoas”.


Londrina, 07 de março de 2020.

SINDPAR

 
 
 

Comments


bottom of page