top of page

Casa do Trabalhador: Beto sanciona Lei

  • Foto do escritor: SIND PAR
    SIND PAR
  • 5 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

O Governador Beto Richa sancionou a Lei que autoriza o IAPAR alienar o Terreno da Igrejinha. Ha muitos anos os trabalhadores do Iapar, Emater e Polícia Militar vinham lutando para que o Governo do Estado e o IAPAR aprovassem o projeto “Casa do Trabalhador”.

Beto Richa sanciona Lei que autoriza o projeto: Aparecem na foto o Governador Beto Richa, o Presidente Ricardo Moura, o Vice presidente Rafael Fuentes, o Diretor Regional do Sindpar Ayrton Maia, o Presidente da ACSPM Eduardo Domingues, o Presidente da Associação das Chácaras São Miguel Shr. Riva. Atrás da esquerda para a direita o Vice-prefeito João Mendonça, o Deputado Estadual Tiago Amaral e o Presidente do IAPAR Florindo Dalberto.


No ano de 2014 o SINDPAR recebeu um abaixo-assinado de seus sócios que solicitava que o sindicato conduzisse essa luta. No ano de 2015 o SINDPAR criou a COOHSPAR (Cooperativa habitacional) que inclui trabalhadores do Iapar, Emater e Polícia Militar. De lá para cá os trabalhadores se mobilizaram em torno do sonho da casa própria. Foram diversas tentativas de sensibilizar as autoridades para que o Terreno, que já não serve mais à Pesquisa, fosse entregue para a construção de casas.


O Secretário de Agricultura Norberto Anacleto Ortigara desde o primeiro momento apoiou a ideia e ajudou muito. Foi então que o SINDPAR juntamente com a ACSPM (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar) passou a negociar com a COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná).

Em um segundo momento o IAPAR através do Presidente Florindo Dalberto topou discutir o projeto com a condição de que os recursos oriundos da alienação fossem revertidos para a Pesquisa do IAPAR.


No início do ano passado (2017) as negociações avançaram muito com a colaboração e empenho do Diretor Administrativo e Financeiro Altair Sebastião Dorigo.


O protocolo com a reivindicação dos trabalhadores percorreu um longo caminho, passando por todas as Secretarias necessárias até chegar à Casa Civil. Foi então que os presidentes Ricardo Moura, Eduardo Domingues, Roberto de Assis -Conseg, e outras lideranças procuraram o Governador Beto Richa. Beto compreendeu a necessidade do apoio do Governo para o “Projeto casa do Trabalhador” e indicou o Deputado Estadual Tiago Amaral para ajudar nas negociações.


O Projeto de Lei foi encaminhado para Assembleia Legislativa e foi lido pelo Deputado Tercilio Turini, passando pelas Comissões necessárias e aprovado pela ALEP no dia 27 de março.


No dia 04 de abril o Governador Beto Richa esteve no IAPAR para, em homenagem ao Instituto, realizar o último evento oficial de sua gestão à frente do Governo do Estado e sancionar a Lei que autoriza o IAPAR a realizar o tão esperado projeto.

O SINDPAR sente-se orgulhoso por mais essa conquista aos seus sócios!

Agradecemos imensamente o Governador Beto Richa, o Secretário de Agricultura Norberto Anacleto Ortigara, o Presidente do IAPAR Florindo Dalberto, o Diretor de Adiministração e Finanças Altair Sebastião Dorigo, os Deputados Tiago Amaral e Tercilio Turini, e todos aqueles que de uma forma ou de outra acreditaram e nos apoiaram.

Muitíssimo obrigado!

 
 
 

Comments


bottom of page