IPTU e Taxa de Lixo em Londrina
- SIND PAR
- 8 de fev. de 2018
- 1 min de leitura
Os moradores de Londrina ficaram estarrecidos com o aumento do IPTU em Londrina. A discussão sobre o imposto é antiga e todos os candidatos a Prefeito em 2016 respondiam que seria inevitável a atualização da Planta de Valores. “Existem imóveis caros que pagam pouco e imóveis humildes que pagam muito”, diziam eles. Ao chegar o carnê, percebeu-se que todas as regiões, independente de classe social, tiveram aumento e que em alguns casos, passaram de 300%. Houveram muitas reclamações, manifestações e propositura de Ações Judiciais. Nos últimos dias surgiram notícias de que algumas autoridades não tiveram o mesmo aumento do imposto em seus imóveis. A mais grave é que no condomínio do Prefeito a cobrança não condiz com o valor dos imóveis, podendo ter havido irregularidades no lançamento.
Outra reclamação é sobre o aumento da Taxa de Lixo que também está sob suspeita: Ao analisar a Planilha de Custo é possível verificar que os custos dos serviços giram em torno de 27 milhões de reais, no entanto com o aumento apresentado pela Prefeitura, a arrecadação com a taxa supera 50 milhões de reais.
O Promotor Renato Lima e Castro concedeu entrevista explicando as possíveis irregularidades e a possibilidade de que a Lei que aumentou a cobrança do IPTU deverá ser questionada, e possivelmente o Prefeito e outras autoridades envolvidas poderão responder por Improbidade Administrativa.
Assista ao vídeo postado pela página do Facebook da Folha de Londrina: aqui.

Comments